domingo, 27 de setembro de 2009

Conservação e revitalização de sub-bacias do São Francisco em MG

Mais de 19 milhões de reais serão investidos pela Codevasf nas ações de implantação de infra-estrutura para conservação e revitalização de 89 sub-bacias, componentes da bacia hidrográfica do rio São Francisco em Minas Gerais. O anúncio foi feito hoje (18/09) pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves.

Segundo o dirigente, a execução dessas obras, que tem a contrapartida do governo mineiro, via Seapa, com pouco mais de 2 milhões de reais, faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, que o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, está desenvolvendo em Minas desde 2004, com investimentos, até o momento, de mais de 300 milhões de reais. O montante deve ultrapassar meio bilhão de reais até o final de 2010.

De acordo com o plano de trabalho apresentado por Anderson Chaves, a Codevasf está autorizando a construção de 31.486 bacias de captação de água de enxurradas e de 999 quilômetros de terraços e ainda a proteção de 390 nascentes e de 474 quilômetros de cerca de matas de topo e ciliares, além de fazer a adequação de 162 quilômetros de estradas rurais. Todo esse trabalho abrange áreas de 89 municípios. Com essas ações, técnicos ambientais da Codevasf afirmam que ocorrerá uma significativa melhoria na qualidade e no aumento da quantidade de água na bacia do rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário